Atividades para Sala de Aula – Parte 1: Auto Ditado com Imagens - Rotina Pedagógica

Atividade alinhada a habilidade EF01LP02 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Auto ditado - EF01LP02

O processo de alfabetização exige propostas que estimulem o desenvolvimento da escrita de maneira significativa, divertida e acessível. Uma dessas estratégias é o auto ditado com apoio de imagens, uma atividade simples, mas extremamente eficaz para turmas do 1º ano do Ensino Fundamental.

Nesta proposta, os alunos observam imagens familiares e, a partir delas, escrevem as palavras correspondentes de forma autônoma. É uma forma de promover a reflexão sobre o sistema de escrita, fortalecendo a relação entre som e grafia, além de incentivar a construção da autonomia.

🎯 Objetivos da atividade:

  • Estimular a escrita espontânea e fonética;
  • Desenvolver habilidades de escuta e transcrição mental da palavra;
  • Promover o reconhecimento de palavras do cotidiano;
  • Trabalhar a ortografia inicial e a correspondência fonema-grafema.

📚 Habilidade da BNCC trabalhada:

EF01LP02 Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

🖍️ Como aplicar em sala de aula:

  1. Entregue a folha com a atividade para os alunos.
  2. Oriente-os a observar cada imagem com atenção e escrever a palavra correspondente no espaço indicado.
  3. Reforce que não precisam se preocupar em acertar tudo, mas sim em escrever como acreditam que se escreve.
  4. Após o término, promova a correção coletiva, destacando sons, letras e sílabas.

💬 Dica pedagógica:

Essa atividade pode ser adaptada conforme o nível da turma, e também é excelente para realizar um diagnóstico inicial ou acompanhar a evolução da escrita ao longo do ano letivo. O auto ditado também pode ser usado em duplas, como apoio entre os colegas.

Baixe gratuitamente!

📎 Clique no botão abaixo para fazer o download da atividade:

Auto ditado ☁️Nuvem: Mega

Sobre o autor

Bruno Martins
Sou um professor iniciante (Sempre em aprendizado) - Formado em Pedagogia, com especialização em Educação Especial Inclusiva e Gestão Escolar

Postar um comentário