A educação é a base sobre a qual se constrói o futuro de uma nação. E na jornada educacional, a Educação Infantil desempenha um papel fundamental. Para garantir que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade desde os primeiros anos de vida, o Brasil instituiu a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também para essa etapa educacional.
Sendo um documento normativo, para a Educação Infantil são estabelecidos os direitos de aprendizagem e desenvolvimento de crianças de 0 a 5 anos. Ela foi criada para orientar as práticas pedagógicas nas escolas e creches, buscando garantir uma educação de qualidade, inclusiva e que respeite a diversidade das crianças brasileiras.
Neste documento a Educação Infantil é também entendido como início e fundamento da Educação, sendo o papel das instituições de ensino complementar a educação fornecida pela família, sendo o foco do processo de aprendizagem voltado a: socialização, autonomia e comunicação.
Tendo como objetivo também o de "ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens" (BNCC, 2017, p.36)
Como a BNCC é implementada?
A implementação da BNCC na Educação Infantil requer uma abordagem pedagógica centrada na criança, que respeite suas singularidades e estimule seu desenvolvimento integral. Isso significa que os educadores devem criar ambientes de aprendizagem ricos e acolhedores, nos quais as crianças possam explorar, questionar, interagir e aprender de forma ativa.
A BNCC não é um currículo pronto, mas um guia que orienta a construção de práticas pedagógicas adequadas a cada contexto. Os educadores têm a liberdade de selecionar estratégias, atividades e materiais que melhor se adequem às necessidades das crianças sob sua responsabilidade.
Benefícios da BNCC na Educação Infantil
A implementação da BNCC na Educação Infantil traz diversos benefícios:
Qualidade Educacional: A BNCC proporciona uma base sólida para a promoção de uma educação de qualidade, garantindo que as crianças tenham acesso a aprendizagens significativas e relevantes.
Inclusão e Diversidade: A BNCC valoriza a diversidade cultural, étnica, social e de gênero, promovendo a inclusão e o respeito às diferenças desde os primeiros anos de vida.
Desenvolvimento Integral: A abordagem da BNCC considera o desenvolvimento integral da criança, incluindo aspectos cognitivos, emocionais, sociais e motores.
Formação de Cidadãos Críticos: A BNCC busca desenvolver competências que permitam às crianças se tornarem cidadãos ativos, autônomos e críticos desde cedo.
Concepção de Criança segundo a Base

A BNCC estabelece que o docente tem como principal objetivo o de refletir, selecionar, organizar, planejar, mediar e monitorar o conjunto das práticas e interações, atuando em garantir a pluralidade de situações na intencionalidade do desenvolvimento pleno das crianças.
E para se ter uma melhor percepção do desenvolvimento, a Base institui o acompanhamento, sendo a observação sobre a trajetória do aluno, podendo ser realizada por intermédio de Relatórios, Registros e Portfólios.
Sobre a Criança, a BNCC o conceitua como um ser que
(...) observa, questiona, levanta hipóteses, conclui, faz julgamentos e assimila valores e que constrói conhecimentos e se apropria do conhecimento sistematizado por meio da ação e nas interações com o mundo físico e social não deve resultar no confinamento dessas aprendizagens a um processo de desenvolvimento natural ou espontâneo.
BNCC, 2017, p.38
Essa percepção estabelece a visão da criança como um ser ativo e criativo, que questiona e participa do processo educacional, saindo do aspecto passivo que antes visto durante algumas fases da educação.
Os eixos estruturantes e os direitos de aprendizagem
A Base Nacional importa a premissa de outro importante documento: as Diretrizes Nacionais da Educação Infantil (DCNEI) para informar que os eixos que estruturam a Educação Infantil são as interações e brincadeiras, pois são
Experiências nas quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização.
BNCC, 2017, p.37
E tendo em vista esses dois importantes eixos e as competências que orientam a base, surgem os direitos de aprendizagem que estão para assegurar que nesta importante etapa haja as condições para que as crianças possam desempenhar um papel mais ativo, em ambientes acolhedores e promovam desafios que os provoquem e possibilitem construir tantos significados sobre si, o outro e o mundo em que está inserido.
São 6 direitos, sendo eles:
Conviver
Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
Brincar
Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
Participar
Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.
Explorar
Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
Expressar:
Expressar como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
Conhecer-se:
Conhecer sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.
Todos esses direitos são contemplados nos campos de experiência. Cada um dos campos possui objetivos específicos para cada faixa etária, sendo elas:

Os campos de Experiências
Os campos representam os principais eixos de aprendizagem e desenvolvimento que devem ser abordados nessa etapa educacional. Cada campo de experiência engloba habilidades, conhecimentos e práticas que contribuem para a formação integral das crianças. São eles:
- O eu, o outro e o nós: Este campo abrange o desenvolvimento da identidade e da autonomia das crianças, bem como a compreensão de suas relações com os outros e com o mundo ao seu redor. Envolve a construção da autoestima, o respeito pelas diferenças, a interação social, a empatia e a cooperação.
- Corpo, gestos e movimentos: Nesse campo, as crianças exploram e compreendem seus corpos, suas habilidades motoras e sua relação com o espaço. Isso inclui atividades que promovem a coordenação motora, o equilíbrio, a expressão corporal, a exploração de diferentes gestos e movimentos, e a valorização da saúde e do bem-estar físico.
- Traços, sons, cores e formas: Aqui, as crianças têm a oportunidade de explorar o universo visual e sonoro, desenvolvendo a sensibilidade estética e a criatividade. Atividades artísticas, como desenho, pintura, música, dança e teatro, são fundamentais para estimular a percepção sensorial, a expressão criativa e a apreciação das manifestações culturais.
- Escuta, fala, pensamento e imaginação: Este campo envolve o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, bem como a capacidade de pensar, raciocinar e imaginar. As atividades incluem a ampliação do vocabulário, a escuta ativa, a construção de narrativas, a resolução de problemas e o estímulo ao pensamento crítico.
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações: Aqui, as crianças exploram conceitos matemáticos e científicos de maneira lúdica e contextualizada. Isso envolve a compreensão de noções de espaço, tempo, quantidade, relações entre objetos e fenômenos naturais, bem como a experimentação e a observação do ambiente.
Esses campos de experiência constituem a base para a elaboração de práticas pedagógicas na Educação Infantil, permitindo que as crianças desenvolvam habilidades cognitivas, socioemocionais e motoras de maneira integrada e significativa. É importante ressaltar que a BNCC não estabelece um currículo engessado, mas sim diretrizes que permitem flexibilidade e adaptação às realidades e necessidades de cada grupo de crianças.
Questões para aprendizado
Questão 01
Os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil asseguram as condições para que as crianças aprendam, vivenciem desafios e construam significados sobre si, sobre os outros e sobre o mundo social e natural. Os diretos são brincar, explorar, expressar, ________, _______ e ________.
(A) conviver | pesquisar | vivenciar
(B) conviver | participar | conhecer-se
(C) comunicar-se | questionar | movimentar
(D) comunicar-se | participar | pesquisar
(E) vivenciar | questionar| participar
Resposta:
(B) conviver | participar | conhecer-se
Questão 02
(A) criança deve ter a liberdade de se expressar através de diferentes formas como dança, música, pintura, entre outros.
(B) criança deve ser encorajada a conviver com os outros, aprender a respeitar diferenças e construir relações interpessoais.
(C) A criança deve ser incentivada a brincar, vivenciando diversas situações lúdicas para aprender sobre si e o mundo ao seu redor.
(D) A criança deve ser incentivada a explorar seu ambiente, manipular objetos, fazer experimentações e observar fenômenos para compreender o mundo ao seu redor.
Resposta:
(D) A criança deve ser incentivada a explorar seu ambiente, manipular objetos, fazer experimentações e observar fenômenos para compreender o mundo ao seu redor
Questão 03
(A) Certo
(B) Errado
Resposta:
Questão B. O correto de acordo com o texto da BNCC não seria "participar" e sim "conviver": Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
Referências:
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular
NOVA ESCOLA, Disponível em: BNCC na prática: tudo o que você precisa saber sobre a educação infantil. Acesso em: 06 abr. de 2025
OpenAI. "ChatGPT é uma inteligência artificial de linguagem natural desenvolvida pela OpenAI, que usa uma arquitetura de rede neural para gerar respostas a perguntas feitas por usuários." Acesso em 06 de abril de 2025. (https://openai.com/blog/chat-gpt-3-launch/)