A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil - Rotina Pedagógica

A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo recente (importantíssimo). Nesse artigo, exploramos a BNCC da Educação Infantil.

A educação é a base sobre a qual se constrói o futuro de uma nação. E na jornada educacional, a Educação Infantil desempenha um papel fundamental. Para garantir que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade desde os primeiros anos de vida, o Brasil instituiu a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também para essa etapa educacional.

Sendo um documento normativo, para a Educação Infantil são estabelecidos os direitos de aprendizagem e desenvolvimento de crianças de 0 a 5 anos. Ela foi criada para orientar as práticas pedagógicas nas escolas e creches, buscando garantir uma educação de qualidade, inclusiva e que respeite a diversidade das crianças brasileiras.

Neste documento a Educação Infantil é também entendido como início e fundamento da Educação, sendo o papel das instituições de ensino complementar a educação fornecida pela família, sendo o foco do processo de aprendizagem voltado a: socialização, autonomia e comunicação.

Tendo como objetivo também o de "ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens" (BNCC, 2017, p.36)

Como a BNCC é implementada?

A implementação da BNCC na Educação Infantil requer uma abordagem pedagógica centrada na criança, que respeite suas singularidades e estimule seu desenvolvimento integral. Isso significa que os educadores devem criar ambientes de aprendizagem ricos e acolhedores, nos quais as crianças possam explorar, questionar, interagir e aprender de forma ativa.

A BNCC não é um currículo pronto, mas um guia que orienta a construção de práticas pedagógicas adequadas a cada contexto. Os educadores têm a liberdade de selecionar estratégias, atividades e materiais que melhor se adequem às necessidades das crianças sob sua responsabilidade.

Benefícios da BNCC na Educação Infantil

A implementação da BNCC na Educação Infantil traz diversos benefícios:

  • Qualidade Educacional: A BNCC proporciona uma base sólida para a promoção de uma educação de qualidade, garantindo que as crianças tenham acesso a aprendizagens significativas e relevantes.

  • Inclusão e Diversidade: A BNCC valoriza a diversidade cultural, étnica, social e de gênero, promovendo a inclusão e o respeito às diferenças desde os primeiros anos de vida.

  • Desenvolvimento Integral: A abordagem da BNCC considera o desenvolvimento integral da criança, incluindo aspectos cognitivos, emocionais, sociais e motores.

  • Formação de Cidadãos Críticos: A BNCC busca desenvolver competências que permitam às crianças se tornarem cidadãos ativos, autônomos e críticos desde cedo.

Concepção de Criança segundo a Base

Professor ensinando
Professora ensinando - Reprodução: Prefeitura de São Paulo

A BNCC estabelece que o docente tem como principal objetivo o de refletir, selecionar, organizar, planejar, mediar e monitorar o conjunto das práticas e interações, atuando em garantir a pluralidade de situações na intencionalidade do desenvolvimento pleno das crianças.

E para se ter uma melhor percepção do desenvolvimento, a Base institui o acompanhamento, sendo a observação sobre a trajetória do aluno, podendo ser realizada por intermédio de Relatórios, Registros e Portfólios.

Sobre a Criança, a BNCC o conceitua como um ser que

(...) observa, questiona, levanta hipóteses, conclui, faz julgamentos e assimila valores e que constrói conhecimentos e se apropria do conhecimento sistematizado por meio da ação e nas interações com o mundo físico e social não deve resultar no confinamento dessas aprendizagens a um processo de desenvolvimento natural ou espontâneo.

BNCC, 2017, p.38

Essa percepção estabelece a visão da criança como um ser ativo e criativo, que questiona e participa do processo educacional, saindo do aspecto passivo que antes visto durante algumas fases da educação.

Os eixos estruturantes e os direitos de aprendizagem

A Base Nacional importa a premissa de outro importante documento: as Diretrizes Nacionais da Educação Infantil (DCNEI) para informar que os eixos que estruturam a Educação Infantil são as interações e brincadeiras, pois são

Experiências nas quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização.

BNCC, 2017, p.37

E tendo em vista esses dois importantes eixos e as competências que orientam a base, surgem os direitos de aprendizagem que estão para assegurar que nesta importante etapa haja as condições para que as crianças possam desempenhar um papel mais ativo, em ambientes acolhedores e promovam desafios que os provoquem e possibilitem construir tantos significados sobre si, o outro e o mundo em que está inserido.

São 6 direitos, sendo eles:

Conviver

Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.

Brincar

Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

Participar

Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.

Explorar

Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

Expressar:

Expressar como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.

Conhecer-se:

Conhecer sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.

Todos esses direitos são contemplados nos campos de experiência. Cada um dos campos possui objetivos específicos para cada faixa etária, sendo elas:

BNCC da Educação Infantil
Divisão por faixa étaria na BNCC - Minha autoria (2025)

Os campos de Experiências

Os campos representam os principais eixos de aprendizagem e desenvolvimento que devem ser abordados nessa etapa educacional. Cada campo de experiência engloba habilidades, conhecimentos e práticas que contribuem para a formação integral das crianças. São eles:

  1. O eu, o outro e o nós: Este campo abrange o desenvolvimento da identidade e da autonomia das crianças, bem como a compreensão de suas relações com os outros e com o mundo ao seu redor. Envolve a construção da autoestima, o respeito pelas diferenças, a interação social, a empatia e a cooperação.
  2. Corpo, gestos e movimentos: Nesse campo, as crianças exploram e compreendem seus corpos, suas habilidades motoras e sua relação com o espaço. Isso inclui atividades que promovem a coordenação motora, o equilíbrio, a expressão corporal, a exploração de diferentes gestos e movimentos, e a valorização da saúde e do bem-estar físico.
  3. Traços, sons, cores e formas: Aqui, as crianças têm a oportunidade de explorar o universo visual e sonoro, desenvolvendo a sensibilidade estética e a criatividade. Atividades artísticas, como desenho, pintura, música, dança e teatro, são fundamentais para estimular a percepção sensorial, a expressão criativa e a apreciação das manifestações culturais.
  4. Escuta, fala, pensamento e imaginação: Este campo envolve o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, bem como a capacidade de pensar, raciocinar e imaginar. As atividades incluem a ampliação do vocabulário, a escuta ativa, a construção de narrativas, a resolução de problemas e o estímulo ao pensamento crítico.
  5. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações: Aqui, as crianças exploram conceitos matemáticos e científicos de maneira lúdica e contextualizada. Isso envolve a compreensão de noções de espaço, tempo, quantidade, relações entre objetos e fenômenos naturais, bem como a experimentação e a observação do ambiente.

Esses campos de experiência constituem a base para a elaboração de práticas pedagógicas na Educação Infantil, permitindo que as crianças desenvolvam habilidades cognitivas, socioemocionais e motoras de maneira integrada e significativa. É importante ressaltar que a BNCC não estabelece um currículo engessado, mas sim diretrizes que permitem flexibilidade e adaptação às realidades e necessidades de cada grupo de crianças.


Questões para aprendizado

Questão 01

(OBJETIVA/2022) Considerando-se os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil evidenciados na BNCC, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:

Os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil asseguram as condições para que as crianças aprendam, vivenciem desafios e construam significados sobre si, sobre os outros e sobre o mundo social e natural. Os diretos são brincar, explorar, expressar, ________, _______ e ________.

(A) conviver | pesquisar | vivenciar

(B) conviver | participar | conhecer-se

(C) comunicar-se | questionar | movimentar

(D) comunicar-se | participar | pesquisar

(E) vivenciar | questionar| participar

Resposta:

(B) conviver | participar | conhecer-se

Questão 02

(AMEOSC/2023) Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na Educação Infantil, há seis direitos fundamentais de aprendizagem e desenvolvimento. Um desses direitos é "Explorar". Assinale a alternativa que melhor representa esse direito no contexto da Educação Infantil:

(A) criança deve ter a liberdade de se expressar através de diferentes formas como dança, música, pintura, entre outros.

(B) criança deve ser encorajada a conviver com os outros, aprender a respeitar diferenças e construir relações interpessoais.

(C) A criança deve ser incentivada a brincar, vivenciando diversas situações lúdicas para aprender sobre si e o mundo ao seu redor.

(D) A criança deve ser incentivada a explorar seu ambiente, manipular objetos, fazer experimentações e observar fenômenos para compreender o mundo ao seu redor.

Resposta:

(D) A criança deve ser incentivada a explorar seu ambiente, manipular objetos, fazer experimentações e observar fenômenos para compreender o mundo ao seu redor

Questão 03

(IGEDUC/2023) De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, as crianças têm o direito de participar, com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas:

(A) Certo

(B) Errado

Resposta:

Questão B. O correto de acordo com o texto da BNCC não seria "participar" e sim "conviver": Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.

Referências:
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular
NOVA ESCOLA, Disponível em: BNCC na prática: tudo o que você precisa saber sobre a educação infantil. Acesso em: 06 abr. de 2025
OpenAI. "ChatGPT é uma inteligência artificial de linguagem natural desenvolvida pela OpenAI, que usa uma arquitetura de rede neural para gerar respostas a perguntas feitas por usuários." Acesso em 06 de abril de 2025. (https://openai.com/blog/chat-gpt-3-launch/)

Sobre o autor

Bruno Martins
Sou um professor iniciante (Sempre em aprendizado) - Formado em Pedagogia, com especialização em Educação Especial Inclusiva e Gestão Escolar

Postar um comentário